Sobre a autora
Helô D’Angelo é ilustradora e quadrinista, vencedora do Troféu HQ Mix em 2022 na categoria web tiras e em 2023 nas categorias Novo Talento Desenhista e Roteirista, além de quatro Troféus Angelo Agostini em 2024. Ela é autora dos livros em quadrinhos Dora e a gata (2019), Pequeno manual de defesa pessoal (Bebel Books, 2022), Nos olhos de quem vê (Harper Collins, 2022) e de Isolamento (2020), que foi finalista do HQ Mix e do CCXP Awards em 2021. Também co-editou a coletânea Boy Dodói (Bebel Books, 2023), na qual participou como artista, e esteve presente em outras coletâneas, como Ragu, Harvi, Mulheres em Quadrinhos, Quadrinhos Queer, Webnona e no Catálogo Cómic HQ Brasil. Em 2024, lança o diário em quadrinhos Só com a gente (Bebel Books), além de versões do Pequeno manual de defesa pessoal em espanhol e birmanês, e a coletânea de tirinhas Cuscuz Surpresa, com Daniel Cesart.
Foi convidada do FIQ 2022, da CCXP23, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2023 e de outros eventos de alcance nacional e internacional ligados a quadrinhos ou literatura - como a exposição Era uma vez um país (mais ou menos) maravilhoso, do Festival Amadora BD, em Portugal (2017). Foi, também, uma das primeiras mulheres a participar do programa Roda Viva como cartunista convidada, em 2023, e única quadrinista a vencer o Prêmio Literário Carolina Maria de Jesus.
Seu trabalho é focado em tiras e charges políticas sobre direitos humanos, cotidiano e saúde mental. Jornalista de formação pela Faculdade Cásper Líbero, Helô também é autora da reportagem em HQ Quatro Marias (2016), sobre as realidades do aborto no Brasil. Já teve quadrinhos e ilustrações publicados em veículos como Le Monde Diplomatique, Folha de S.Paulo, Huffington Post, Superinteressante, Revista CULT, Agência Pública, Catraca Livre, Az Mina. Atualmente, trabalha como freelancer na área, sendo cartunista fixa na Development Alternatives with Women for a New Era (DAWN) e no Brasil de Fato.
Foto: Maria Ribeiro (2024)
PRÊMIOS
-
Indicada na Categoria Webtiras ao Troféu HQMIX 2020
-
Indicada ao Prêmio Grampo 2020 pela HQ Dora e a Gata
-
Finalista do Prêmio Grampo 2022 pela HQ Isolamento
-
Finalista da CCXP Awards 2022 pela HQ Isolamento
-
Vencedora do Troféu HQ Mix 2022 na Categoria Webtiras
-
Vencedora do Troféu HQ Mix 2023 nas Categorias Novo Talento Roteirista e Novo Talento Roteirista
-
Vencedora do Troféu Angelo Agostini 2024 nas Categorias:
-
Melhor Lançamento por Nos Olhos de Quem Vê
-
Melhor Roteirista por Nos Olhos de Quem Vê
-
Melhor Desenhista por Nos Olhos de Quem Vê
-
Web quadrinhos pelas tirinhas diárias
-
-
Shortlist do Prêmio Grampo 2024 pela HQ Boy Dodói